quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Arrependa-se de ter feito, nunca de não ter feito.

“Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.”
- H. Jackson Brown Jr

Eu já me arrependi de muita coisa que fiz, de cometer tantos erros, de deixar pessoas importantes, de me aproximar de outras... Mas, ainda pior do que o arrependimento do feito, é do não feito.

Me arrependo mortalmente de cada não dito a uma oportunidade nova pelo simples medo de experimentar. Quem nunca disse a si próprio “Eu odeio tal comida” e ai vieram com aquela frase “mas você nem experimentou!” e daí ne? Qual o problema de não ter experimentado, eu não gosto e pronto.

Você pode sim não gostar de algo sem nunca ter tentado. Mas e se um dia você deixar de fazer algo e simplesmente se arrepender de não ter tentado? Talvez seja tarde demais pra tentar agora. Aquela frase “nunca é tarde demais” é a maior mentira do mundo. É tarde de mais sim. Pra recomeçar não, pra tentar pela primeira vez talvez seja.

Você pode mudar de opinião, sim. Todo mundo pode. Você deve mudar de opinião. Permita-se sair do seu conto de fadas. Você precisa disso. E quando isso acontecer, você vai conseguir enxergar mais amplo. Alias, quando conseguir isso me ensine.
Sair de um conto de fadas é quase como tirar 10 em álgebra tendo apenas 3 anos de idade, é quase como querer respirar embaixo da água sem nada pra te ajudar. Vai doer, mas você vai tentar. E tem que tentar mesmo. Saia desse mundo de quem tem um príncipe em um cavalo branco a sua espera. Livre-se desse estereotipo de que você tem que esperar o seu príncipe, compre você mesma um cavalo branco e vá atrás dele. Se não o fizer, mais cedo ou mais tarde, alguém fará no seu lugar, cuidado com o arrependimento. 

Você também, não espere que a menina seja sempre a romântica do relacionamento, empenhe-se nesse papel, ela vai esperar isso de você com toda a certeza. E cuidado pra não deixar esse posto pra outro alguém e acabar se arrependendo.

E se caso, nada do que eu te disser te fizer mudar de ideia, arrependa-se. Se arrepender é parte da nossa fase de crescimento e todo mundo precisa disso pra aprender a dar maiores chances pras oportunidades da vida. Você quer? Vá e faça. Não deixe ninguém te dizer que você é incapaz.

As experiências que os mais velhos tem da vida, são sim maiores que as suas, e eu te garanto que eles já se arrependeram muito pra poder chegar aonde estão. Quando você vir uma menina de meros 17 anos, como eu, dando conselhos pra alguém mais novo, não ache estranho. Ela entende sim da vida, na medida dos seus 17 anos claro.
Experiências e sabedoria vem com o tempo e você só as adquire se se permitir errar de vez em quando. Erre. Arrependa-se. Viva. Você merece isso.

Com amor, Gabriela M. Felix. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário